O Transtorno de Personalidade Narcisista é caracterizado por um padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia. Pessoas com TPN tendem a ter uma autoimagem inflada, acreditando que são superiores aos outros e merecem tratamento especial. Esse transtorno afeta significativamente as relações interpessoais, podendo causar dificuldades na vida pessoal e profissional.
Critérios do DSM-5 e o Narcisismo
Você conhece um narcisista ou já identificou algum traço narcisista em pessoas próximas? Como saber se sou narcisista? Segundo o DSM-5 (a bíblia da psiquiatria), o transtorno de personalidade narcisista estaria presente naqueles que possuem cinco ou mais dos seguintes critérios:
- Sensação grandiosa da própria importância.
- Preocupado com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amor ideal.
- Acredita ser “especial” e único e que pode ser somente compreendido por, ou associado a outras pessoas (ou instituições) especiais ou com condição elevada.
- Demanda admiração excessiva.
- Apresenta um sentimento de possuir direitos (i.e., expectativas irracionais de tratamento especialmente favorável ou que estejam automaticamente de acordo com as próprias expectativas).
- É explorador em relações interpessoais (i.e., tira vantagem de outros para atingir os próprios fins).
- Carece de empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e as necessidades dos outros.
- É frequentemente invejoso em relação aos outros ou acredita que os outros o invejam.
- Demonstra comportamentos ou atitudes arrogantes e insolentes.
Esses critérios parecem descrever uma pessoa de extrema soberba e vaidade. E a verdade é que, se procurarmos bem, poderemos encontrar alguma dessas características até mesmo em nós.
Traços Narcisistas são Comuns? Entenda as Diferenças
Como saber se sou narcisista? Quando reivindicamos distinções, como prestígio ou privilégio, que não condizem com a envergadura da nossa personalidade e tentamos tomá-las à força ou por usurpação, estamos sendo soberbos.
Todos nós temos uma inclinação para aspirar coisas maiores do que aquelas que realmente nos pertenceriam. Essa inclinação deve ser corrigida pelo adequado julgamento da realidade. Isso exige, além da correta operação da razão, um ato de humildade e sinceridade para com nós mesmos, reconhecendo que não somos tão merecedores assim.
A Importância da Humildade e do Autoconhecimento na luta com o narcisismo
Por outro lado, sem esse ato de humildade, seríamos guiados por essa inclinação e sairíamos desordenados tentando tomar à força nossa própria excelência. Nesse caminho, nossas paixões se tornariam tão intensas que nossa inteligência se tornaria embotada e desceríamos soberba abaixo, impedindo a intervenção da razão. E sem a intervenção da razão, julgaríamos a realidade destorcidamente, podendo até nos tornar pessoas com Transtorno da Personalidade Narcisista.
Nesta perspectiva, todos nós teríamos o potencial de um dia ser tornar um Narcisista. E isso não é uma deformidade da nossa personalidade, é um defeito da inteligência. Somos nós quem negamos um ato de humildade e sinceridade a nós mesmo. Somos nós quem permitimos o atrofiamento da nossa inteligência. Nós nos permitimos julgar realidade de forma distorcida. Portanto, a responsabilidade seria totalmente nossa.
Busque ajuda de um Terapeuta Especialista em Narcisismo
Buscar a orientação de um terapeuta especializado pode ser um passo crucial para quem identifica traços narcisistas em si mesmo. Carla Camilo, terapeuta em São Paulo, é uma especialista no tratamento do Transtorno de Personalidade Narcisista, ajudando seus pacientes a desenvolver autoconhecimento, humildade e empatia. Através da terapia, é possível entender profundamente esses traços, promover mudanças no comportamento e restaurar relacionamentos saudáveis, levando a uma vida mais equilibrada.